ISSN 1808-5733

Escolha uma Página

Apresentação

 

A Revista eletrônica de estudos tomistas recebeu o nome Aquinate© em homenagem ao santo dominicano Tomás, que é oriundo de Aquino, localizado no reino das Duas Sicílias. Tomás, por pertencer a tal condado e seguindo a tradição de acoplar ao nome de batismo o do lugar de nascimento, passou a ser chamado Tomás de Aquino. Aquinate ou Aquinatense é o gentílico de quem é oriundo ou pertencente ao Condado de Aquino. Historicamente, o termo Aquinate passaria a designar a pessoa de Tomás, este filósofo, teólogo, santo dominicano e doutor comum da Igreja, que viveu em meados do século XIII [1225-1274], no período da Escolástica, sublime período intelectual da Idade Média.

Busca-se aqui, através da revista Aquinate, divulgar e incentivar o estudo do pensamento de Tomás de Aquino. Ela é o resultado do especial interesse acadêmico dos alunos e do empenho do prof. Paulo Faitanin [UFF], fundador em 2005 desta publicação digital. De semestral a publicação passou a ser quadrimestral a partir de 2008. Nos primeiros quatro anos, 2005-2008, o Editor foi o Prof. Paulo Faitanin. De 2008 a 2011, o Editor foi o prof. Daniel Nunes Pêcego [UERJ]. De 2011 até 2015 a editoria voltou ao prof. Paulo Faitanin, e a partir do ano de 2016 foi para o prof. Roberto Cajaraville.

E em função de problemas técnicos, por causa do servidor e da alteração do domínio de .net para .com.br, em 2016, houve apenas um número da revista; em 2017, porém, voltaremos à frequência quadrimestral. E aproveitamos essa mudança para reformular o site, deixá-lo mais simples, melhorar o acesso aos textos e o design em outras plataformas; também mantivemos todo o conteúdo anterior próprio da revista e disponibilizamos um texto integral em pdf do prof. Paulo Faitanin como uma introdução ao tomismo, que inclui uma breve exposição da vida e obra de Tomás (o número 11 dos Cadernos da Aquinate).

Assim, a revista Aquinate, que possui um conselho internacional, pretende ser, no Brasil, um veículo de difusão, informação acadêmica, pesquisa, investigação e divulgação dos pensamentos de Tomás e do Medievo. Também busca ser um instrumento de análise e crítica dos diversos campos do saber, resgatando em suas publicações os autores e os temas que influenciaram o Pensamento de Tomás de Aquino, estabelecendo igualmente um fórum de debate acadêmico, mediante um efetivo diálogo entre o pensamento de Tomás de Aquino e o pensamento Antigo, Medieval, Moderno e Pós-Moderno.